O que é conciliação?

O instituto da conciliação vem crescendo ano após ano no Brasil, surgindo como um meio bem eficaz para solucionar conflitos.

A aplicação, desenvolvimento, e modernização deste método, na justiça brasileira, passou a ser um caminho muito viável para a promover justiça, e desafogar o judiciário com tantos pedidos, que conseguem se resolver através da mediação/conciliação, sendo assim a conciliação vem surgindo, como a salvação da jurisdição considerada “arcaica”.

A conciliação, resolve desavenças mais simples, tendo sempre um conciliador, neutro e imparcial ao problema em questão.

O conciliador/mediador facilita o diálogo entre as pessoas, para que elas proponham as próprias soluções de seus conflitos.

É um método bastante célere, eficaz, econômico, pacífico e justo, pois as próprias partes que entram em comum acordo, não havendo assim, perdedor.

A principal função, é a harmonização social, trazendo um ambiente igualitário, onde cada parte terá o direito de expor seus fatos e informar de forma justa suas pretensões, e juntas com o(a) conciliador(a) chegar a um denominador comum, justo e satisfatório para todos.

Solucionar os conflitos de forma pacífica, é garantia de rapidez e economia processual para todos!