Apresentação teatral “Sob(re) elas” marca Mês da Mulher no UNIFEB

No próximo dia 31 de março, às 21h, na Sala da Pós-graduação do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), acontece a apresentação teatral “Sob(re) elas”, com o ator barretense Geraldo Oliveira. 

O evento integra as atividades do NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro Universitário e será apresentado aos alunos do curso de Sistemas de Informação marcando o final do mês dedicado às mulheres. 

Geraldo Oliveira é ator, diretor, artista plástico, cenógrafo, aderecista e figurinista. Ele é fundador da Cia Goitacá de Teatro de Animação e professor de teatro da Unidade do SENAC Barretos desde 2012.  

De acordo com Geraldo, a apresentação teatral “Sob(re) elas” faz uma crítica sobre os vários tipos de violência contra as mulheres (digital, psicológica, sexual, física, patrimonial e moral). “A ideia da apresentação teatral surgiu através de uma encomenda solicitada pelo CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) em parceria com a Prefeitura Municipal de Barretos”, explicou. 

A dinâmica da apresentação teatral acontece no formato monólogo, com duração de 40 minutos, seguido de um breve bate-papo. “O principal objetivo é conscientizar e refletir sobre a urgência do assunto ‘violência contra as mulheres’”, enfatizou o ator e diretor. 

Segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informação do UNIFEB, Prof. Esp. Wendel Cortes Martins, trabalhar a conscientização dos alunos acerca das questões sociais é fundamental na formação profissional. “Buscamos desenvolver atividades que permitam importantes reflexões. A violência contra a mulher é estrutural e conta com taxas altíssimas em todo o Brasil. É uma cultura que ainda está muito enraizada em nossa sociedade e devemos entender que existem diversos tipos de violência e que precisamos lutar contra isso”, destacou. 

O trabalho de Geraldo Oliveira pode ser acompanhado por meio de seu perfil no Instagram: @geraldoliveirartes