O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promove de 21 a 26 de março, como proposta do Projeto Super Conscientes, a Semana Municipal de Conscientização e Educação sobre o Uso Racional da Água proporcionando reflexão, mudança de comportamento e atividades com este intuito, por ocasião do Dia Mundial da Água a ser celebrado no dia 22, terça-feira.
Dentre as sugestões de atividades do projeto socioeducativo ambiental, está a decoração das escolas e da sede da autarquia com referência à água, educação ambiental nas escolas municipais com apresentação de animação sobre o uso racional da água potável com o super herói do Esquadrão Ambiental, o Hidroman. O vídeo também será viralizado via WhatsApp nos grupos dos pais dos alunos.
“É importante que todos nós tenhamos a consciência de usar de forma responsável a água potável. O nosso planeta, mesmo sendo formado por 1/3 de água, tem apenas 0,008% de água potável”, destaca Jéssica Maria Santos, Secretária Municipal de Educação.
Com os alunos da Recreação, Pré e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), será realizada uma atividade contação de história mesclando os personagens do Esquadrão Ambiental e da Turma do Peãozinho. O objetivo é estimular a criatividade e despertar o interesse das crianças sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos, em que elas precisam finalizar uma história em que os vilões do Esquadrão Ambiental e da Turma do Peãozinho se unem e desaparecem com toda a água de Barretos, afetando inclusive a sobrevivência dos seres aquáticos e fantásticos do reino de sereia Iara. Os estudantes irão colorir um desenho que serão postados nas redes sociais.
Além disso, servidores públicos municipais serão incentivados a, durante a semana, utilizarem canecas e não copos plásticos em seus ambientes de trabalho a fim de reduzir o impacto ambiental.
Todos os barretenses são convidados a aderirem, no dia 26 (sábado), das 20h30 às 21h30, à Hora do Planeta, que é um ato simbólico no qual todos mostram a preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.
“Não podemos esquecer de que no ano passado, o Brasil viveu a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, e logo já estaremos novamente entrando no período em que sessam as chuvas. Precisamos criar o habito de economizar, reutilizar a água, para que em 2022, também não precisemos racionar ou fazer rodízio entre os bairros para o abastecimento”, lembra o superintende do SAAE, Waldo Villani Júnior.
A “Semana da Água” está em conformidade com a Lei Nº 81/2021, de autoria do vereador Chafei Amsei Neto.