Na manhã de quarta-feira (09), o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, com o apoio da Tereos, realizou um ato para marcar mais uma etapa da atividade Plantar Água com a presença da prefeita Paula Lemos e o superintendente da Autarquia, Waldo Villani Júnior, nas margens do córrego Ribeirão das Pitangueiras, no bairro Nova Barretos III.
O ato, que faz parte do Projeto Super Conscientes, contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, e Assistência Social, Jéssica Maria Santos, Zecão Falleiros e Vitória Saretta de Oliveira respectivamente, dos vereadores Gabriel Uchida e Luís Paulo Vieira (Lupa), do padre Carlos Adriano Neto e de Douglas Souza, gerente de Relações Institucionais da Tereos.
As seis crianças que participaram do concurso de máscaras e fantasias de material reciclado também estiveram presentes e foram convidadas a “plantar água”.
“Estamos aqui para fazer a recomposição da mata ciliar, sendo 50 metros de cada lado do córrego. Dentre as várias vertentes do governo Paula Lemos, uma delas é a de retomar a proteção ambiental. É um projeto que começa agora e termina nós não sabemos quando. Por isso, dentro desse projeto, dessa linha de ação, nós fizemos a chamada das crianças por meio do Projeto Super Conscientes, porque serão eles, daqui 10, 15, 20 anos, que nos ajudarão a dar continuidade”, pontuou o superintendente do SAAE.
Douglas disse que é uma alegria fazer parte desse projeto. “Recebemos da Prefeita Paula Lemos o convite para participar desse projeto que está diretamente ligado ao pilar de sustentabilidade da Tereos. Trata-se de um projeto muito bem estruturado e que trará benefícios a longo prazo, que é justamente o que a Tereos busca nas suas ações com os municípios”, destacou.
“Como bem disseram a Jéssica e o Waldo, nós provavelmente não estaremos aqui quando tudo isso estiver reflorestado de fato, mas estamos garantindo a água para essa geração (as crianças) tão bonita, que está tão consciente. Nós estamos aqui na beira do Pitangueiras, que abastece mais da metade da nossa cidade, e uma contaminação dele nos prejudicaria muito. O meio ambiente precisa ser olhado com carinho e cuidado para que nós possamos permanecer neste planeta”, disse a prefeita que dentre suas congratulações, agradeceu a parceria da iniciativa privada com o poder público.
No total serão plantadas 2.200 mudas de árvores entre ipês, jacarandás, sangra d’água, cedro, farinha seca, pau ferro, jenipapo, araçás, goiabeiras e amoreiras.