Academia do Atleta de Barretos é opção gratuita para fortalecimento na melhor idade

A Academia de Ginástica “Marco Aurélio de Oliveira – Índio”, localizada no Complexo Poliesportivo João Batista da Rocha, não é exclusiva para uso e treinamento de esportistas barretenses. Ela também é uma opção para o fortalecimento muscular de pessoas da melhor idade ou que passaram por algum tratamento fisioterapêutico e foram encaminhadas pelo Centro Municipal de Reabilitação “Solange Lana de Ávila” ou por alguma das Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com o professor de Educação Física, Rodrigo Mamed, cada paciente chega à academia com um laudo emitido pelo centro de reabilitação. “Em posse do laudo e sabendo das particularidades de cada aluno, realizamos um trabalho de fortalecimento específico voltado para aquela necessidade”, completou o professor.

Essa parceria Esporte/Saúde proporciona que pacientes participantes das atividades esportivas dos Núcleos de Atendimento a Saúde da Família (NASF), das Unidades Básicas de Saúde, também possam usufruir da academia, com exercícios complementares.

QUALIDADE DE VIDA

O carteiro João Batista de Oliveira, de 52 anos, frequenta as aulas às terças e quintas-feiras, acompanhado da esposa Claudia. Os dois foram encaminhados pela UBS do bairro América. “Eu tive Covid-19 e fiquei com 46% do pulmão comprometido, com isso perdi muita massa muscular. Agora meu condicionamento está ótimo, senti melhora até no meu trabalho. Encontrei qualidade de vida. O acompanhamento é muito bom, aqui e na UBS”, completou.

Representante de Barretos nas competições de bocha, o aposentado Wilson Ladário, de 81 anos, passou por um procedimento para implantação de marca-passo em janeiro, mas já foi liberado pelo médico para retornar às atividades físicas. “Estou me sentindo muito bem, com mais disposição. Os professores são ótimos, sempre nos orientam e ajudam com os exercícios”, disse.

Para atender a demanda, a Academia do Atleta conta ainda com outros três professores, Alan Lins, Cristian Hoft e Renata de Fátima. O funcionamento é das 7h às 11h, para reabilitação e fortalecimento, e das 13h às 21h, para os esportistas que representam Barretos em competições.

REESTRUTURAÇÃO

No ano passado, a Prefeitura de Barretos reestruturou a Academia, que passou a contar com os principais aparelhos para a prática da musculação. Além do local, todo o complexo do Rochão recebeu uma ampla restauração e reforma ao longo de 2021, que contou com pintura e remodelação de outros espaços, como a sala de karatê. 

Em janeiro deste ano, além da revitalização das quadras de bocha e malha, o Complexo do Rochão ganhou várias melhorias para beneficiar os esportistas da cidade, como iluminação em LED no campo de futebol, alambrado e grama novos, e o plantio de ipês.