Campanha da Fraternidade 2022 e Tempo Quaresmal são abertos por Dom Milton durante missa de imposição das cinzas

Dom Milton Kenan Júnior presidiu a missa de imposição das cinzas na noite de ontem (2), na Catedral Divino Espírito Santo, dando abertura ao Tempo da Quaresma e à Campanha da Fraternidade 2022.

“Mais um ano iniciamos a nossa caminhada quaresmal que vai nos conduzir à celebração da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Este é um tempo favorável, como nos diz o apóstolo. Para nós este tempo é dia de salvação. É quando nós podemos experimentar, ainda mais forte, o amor e a misericórdia de Deus…”, disse Dom Milton no início da celebração.

O prelado ainda falou que “nessa nossa caminhada nós estaremos sendo animados também pelo tema da Campanha da Fraternidade que neste ano tem como tema ‘Fraternidade e Educação’”. O lema deste ano da CF é “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Cf. Pr 31,26).

Esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil aprofunda o tema da educação em uma CF. “Que nós comecemos a nos despertar sobre a importância de nós recuperarmos a educação. Pai e mãe: lembrar-se sempre que vocês são os primeiros responsáveis pela educação dos seus filhos; recuperar a educação nos nossos lares para que nós possamos criar novas gerações capazes de discernir e escolher os melhores caminhos para sua vida”, apontou o bispo diocesano durante a homilia.

A Eucaristia teve como intenção também rezar pela paz no mundo, atendendo ao pedido do Papa Francisco.

Em algumas passagens bíblicas, os cristãos jogavam cinzas na cabeça em sinal de luto, penitência ou dor que vivenciavam. A partir do Século VI, a Quarta-feira de Cinzas passou a marcar o início do Tempo da Quaresma na Igreja, que é um período forte de penitência, jejum, caridade e conversão para os católicos.