Nos queixamos de tudo que temos vivido nesses tempos sombrios. E será que não nos cabe nenhuma participação em todo o contexto?
Partindo do meu pensamento, acredito que tudo que vivemos no Brasil e também no mundo, todas as dores desses tempos que assustam, afinal estamos numa pandemia, revelam descaradamente toda ignorância, negacionismo e egoísmo que estamos mergulhados. Um retrocesso que nos faz lembrar os tempos medievais, nas mentes e almas das pessoas. Como é possível após ter conquistado o avanço tecnológico que atingimos e ao mesmo tempo vivermos tal realidade?
É claro que partindo do meu ponto de vista todos nós temos participação no triste e surreal quadro que a humanidade pintou. Afinal, a realidade e tudo que vivemos seja no Brasil ou no mundo é A SOMA DE TUDO O QUE SOMOS NÓS!
Sempre ouvimos que o mundo precisa mudar e esquecemos que o primeiro mandamento em busca da mudança do mundo começa em nós. O mundo não vai mudar enquanto não doarmos a ele o mais humano em nós. Enquanto não despertamos essa consciência para os filhos e gerações futuras não estaremos contribuindo para essa construção de um mundo melhor. É aquela velha questão: antes de se preocupar que mundo vou deixar para meus filhos, se preocupe em deixar filhos e frutos melhores para o mundo.
Não é nada simples essa questão. Você tem conseguido deixar individualmente o melhor que há em si para o coletivo? Eu confesso que NÃO! Por mais que eu queira, por mais que eu sonhasse a essa altura da estrada da vida, e lá se vão décadas e décadas, não consegui! Da mesma forma que eu, muitos devem querer e não conseguir.
Por isso estamos estagnados na média tão básica para essa construção necessária a ponto de nos últimos tempos bater a nossa frente o fantasma do retrocesso. Tudo isso porque a média da evolução do mais humano em nós é pequena. Pouco vale tanta tecnologia se a cada dia a sensibilidade, empatia, respeito, fraternidade e a busca pelo conhecimento que liberta é cada vez menor.
Por isso, vemos criaturas horrendas no poder em várias partes do mundo, por isso achamos normal debater o inútil e o que não tem sentido, feito primatas em redes sociais. Por isso, tantas trevas e ódio causados pela ausência da luz que é a evolução. Por isso, o medo de OLHAR PARA CIMA! E para o conhecimento tanto cultural quanto espiritual que liberta! Simplesmente porque a soma de tudo que somos nós, ao contrário de evoluir, parece estagnar ou na verdade regredir.
Precisamos fortalecer esse elo construído pelas vibrações e ações de todos nós, para ter uma soma mais humana em todos os sentidos e significados. Só assim uma nova consciência pode raiar depois do tempo de pesadelo que vivemos. Assim, o Brasil e o mundo poderão ser melhores porque plantamos essa semente e todo o universo agradecerá!