Professor Franco é o novo grande nome em Barretos e região no ensino da Língua Portuguesa

O educador Franco de Paula Gonçalves, conhecido como Professor Franco, é o novo grande nome em Barretos e região no ensino da Língua Portuguesa. Com um didática inovadora e diferenciada, ele ministra aulas para alunos de todo o país por meio do curso Expressão, que faz parte do Centro de Investimento Intelectual, liderado por ele. Professor Franco é apaixonado pela Educação e sempre destaca sua enorme importância para o real desenvolvimento de uma nação. Venha conosco conhecer um pouco mais desse grande educador que está construindo uma história de sucesso.

INTERLIGADO – Qual é a sua profissão?

FRANCO – Professor de Língua Portuguesa, formado em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto. Também, recentemente, concluí o curso de Pedagogia.

INTERLIGADO – É natural de onde? O que você acha de sua cidade?

FRANCO – Eu nasci em São José do Rio Preto (SP), mas com um ano de idade eu já morava em Barretos (SP), onde permaneci durante a infância e a adolescência, até ingressar na UNESP, na minha cidade natal, já adulto. Hoje, passo metade da semana em Barretos e metade em Rio Preto, já que atuo profissionalmente nos dois municípios. Tanto a primeira cidade quanto a segunda são, para mim, ótimas, pois nesses dois locais eu me formei pessoal e profissionalmente.

INTERLIGADO – Conte-nos um pouco sobre sua vida profissional?

FRANCO – Sou professor desde 2013. Enquanto eu cursava Letras na UNESP, em São José do Rio Preto (SP), atuei como professor estagiário de Língua Portuguesa durante todo o curso, oportunidade a qual me fez ter certeza de que a docência era, antes de profissão, uma paixão. Desde então eu não parei mais: em menos de uma década de profissão já atuei em duas escolas públicas e em seis escolas particulares. Hoje atuo em três instituições particulares de ensino e sou mantenedor do curso Expressão / Centro de Investimento Intelectual, com aulas presenciais e remotas.

INTERLIGADO – Acredita em signos? Qual é o seu?

FRANCO – Não tenho muito apreço por misticismos. Segundo meu calendário astral, sou Escorpião, pois nasci no dia 4 de novembro.

INTERLIGADO – Pratica esportes? Qual?

FRANCO – Atualmente tenho investido muito na saúde. Em 2021 passei a frequentar academia de musculação três dias por semana, além de praticar corrida aos sábados. Nas horas vagas, como atividade também de lazer, pratico basquete uma vez por semana e futebol duas vezes por semana.

INTERLIGADO – Uma viagem inesquecível? E para a onde será a próxima?

FRANCO – Meu lugar preferido é o Rio de Janeiro, capital. Neste ano voltarei ao Rio, onde passarei o Natal e o Ano Novo.

INTERLIGADO – Qual é sua lembrança mais marcante?

FRANCO – O dia em que eu abri a minha empresa, oficializando o curso Expressão / Centro de Investimento Intelectual.

INTERLIGADO – Redes sociais, você utiliza? O que acha da internet em si? Consegue ficar desconectado do celular?

FRANCO – Utilizo bastante, principalmente o Instagram. É por meio dessa rede social que eu me conecto com meus alunos fora do ambiente escolar. A internet possibilita um espaço amplo de oportunidades interacionais, como aproximações afetivas e divulgações comerciais. Hoje, o celular tornou-se um aliado indispensável.

INTERLIGADO – O que você assiste na televisão (aberta ou fechada)?

FRANCO – Na televisão aberta, assisto a telejornais. Na tevê paga, filmes, séries, noticiários e documentários.

INTERLIGADO – Estilo musical preferido?

FRANCO – MPB.

INTERLIGADO – Você já fez algo inusitado ou cometeu alguma gafe?

FRANCO – Sim. Na minha última viagem ao Rio, levei um tombo na escadaria do Cristo Redentor, no Corcovado, e rolei escadaria abaixo. Por sorte a maioria dos turistas estava distraída com o monumento e meu tombo não foi percebido por muitas pessoas.

INTERLIGADO – Referência de beleza?

FRANCO – Inteligência.

INTERLIGADO – Quem merece ser lembrado por você nesta entrevista?

FRANCO – Meus familiares, minha namorada e meus poucos e verdadeiros amigos.

INTERLIGADO – Uma pessoa importante em sua vida? 

FRANCO – Minha mãe, dona Maria Irene.

INTERLIGADO – E o coração, como está?

FRANCO – Apaixonado.

INTERLIGADO – Fora do trabalho, gosta de fazer o quê?

FRANCO – Ler muito e, quando posso, dormir.

INTERLIGADO – Comidas e bebidas preferidas?

FRANCO – Massas, vinhos, cervejas e uísques.

INTERLIGADO – Não pode faltar no carrinho do supermercado?

FRANCO – Frutas.

INTERLIGADO – O que precisa ser mudado no mundo?

FRANCO – As relações líquidas: por conveniências ou por interesses financeiros.

INTERLIGADO – O que falta para o Brasil melhorar?

FRANCO – Valorização dos setores científicos e educacionais. Pessoas educadas são, antes de tudo, pessoas críticas, politicamente engajadas.

INTERLIGADO – Qual é a importância da fé em sua vida?

FRANCO – Necessária.

INTERLIGADO – Qual é sua maior motivação?

FRANCO – A educação. Eu penso a educação, eu atuo na educação e eu educo. A escola é o meu motor diário.

INTERLIGADO – Qual é a maior lição que a pandemia vai deixar em sua vida?

FRANCO – O mundo repensado, reconfigurado. As pessoas adoeceram, muitos tiveram perdas financeiras ou familiares. Infelizmente eu perdi meu pai. No entanto, busquei no luto um suspiro de otimismo, pois tive de seguir. Logo, o otimismo foi um motor para eu me reerguer.

INTERLIGADO – Já realizou todos os seus sonhos ou falta alguma coisa?

FRANCO – Já realizei grande parte deles. Ainda me faltam alguns pontos, por exemplo, expandir meu curso para outras cidades. Hoje possuo alunos oriundos de 8 cidades do estado de São Paulo (curso presencial) e de 6 cidades de outros estados, incluindo Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Porém, quero mais. Felizmente, meu curso cresceu muito nos últimos dois anos, e hoje eu invisto demasiadamente para que ele continue crescendo.

INTERLIGADO – Franco por Franco?

FRANCO – Apaixonado por artes, por esportes e pelo ensino. Acredito que a educação é a única forma consistente de ascensão social. De fato, o combate à desigualdade social passa, principalmente, pelo investimento na educação.