54ª ExpoAgro Barretos será realizada ao longo da próxima semana

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, realiza nos próximos dias a 54ª ExpoAgro Barretos no Recinto Paulo de Lima Corrêa. Os animais que participarão dos julgamentos já começaram a chegar ao local do evento na quinta-feira, dia 14. Até as últimas horas da segunda-feira, dia 18, todos os 350 bovinos já estarão no local. A Exposição de Barretos se consolida como importante etapa paulista e tem destaque nacional, entre os eventos de julgamento de animais da raça Nelore. As principais atividades da feira serão realizadas entre a terça-feira, dia 19, e o sábado, dia 23.

A pesagem dos animais e ultrassonografia nas fêmeas, observando todos os itens previstos no regulamento e requisitos legais, será realizada no dia 19. Os julgamentos dos animais, em diversas categorias, serão realizados de 20 a 23 de março. Ao longo desses dias, serão premiados os animais e seus respectivos criadores. Os resultados serão obtidos a partir da avaliação de três jurados.

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), que já esteve presente na edição do ano passado, participando dos julgamentos, marca presença novamente na feira. Desta vez, a ExpoAgro Barretos contará também com a presença de dois técnicos da ABCZ para fiscalizarem o devido cumprimento do regulamento ao longo do evento.

O secretário municipal de Cultura e Economia Craitiva, Rogério Teodósio, reforça o convite a toda a população barretenses e visitantes para conferirem a ExpoAgro. “Assim como em 2023, o Recinto Paulo de Lima Corrêa vai ser palco desse evento grandioso. Espaço para realização de negócios, para compartilhamento de conhecimento e toda a população é convidada a vir acompanhar”, reforçou. “É mais um passo no nosso objetivo de consolidar Barretos como a ‘capital da pecuária brasileira’ e para se promover a conscientização e formação sobre sua importância. Além de ser mais um evento de destaque para o turismo, nesta terra que é referência em turismo o ano inteiro”, destacou Rogério.

História

O Recinto Paulo de Lima Corrêa foi inaugurado em 1945, com a realização da 1ª Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados, por iniciativa da Associação Rural Vale do Rio Grande. Nas décadas de 40 e 50 foram realizadas várias exposições. No ano de 1954, como parte da programação do Primeiro Centenário de Barretos, foi realizada a primeira Exposição Estadual de Animais.

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, hoje a maior da América Latina e uma das maiores do mundo, teve sua primeira edição no Recinto Paulo de Lima Corrêa em 1956, permanecendo no local até 1984.

Por sua relevância histórica e seu conjunto arquitetônico, o local foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 2011.

Teodósio aponta que ao sediar a Expo Barretos na atualidade o Recinto Paulo de Lima Corrêa e toda a Estância Turística de Barretos reforçam os laços com suas raízes e o objetivo de firmar Barretos como um grande centro cultural e de fomento à agropecuária.

A retirada dos animais é feita nos dias 24 e 25.

Confira a Programação da 54ª Expo Agropecuária Barretos:

Até dia 18: Chegada dos animais

Dia 19: Pesagem dos animais

Dia 20 a 23: Julgamento, premiações e homenagens

Dia 24: Término do evento