A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), realizou no sábado, 5 de agosto, o “5° Feirão de Emprego” com mais de 350 vagas de trabalho formal, 600 vagas de trabalho temporário, além de vagas para estagiários e jovens aprendizes. As oportunidades foram oferecidas por empresas parceiras, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
A prefeita Paula Lemos esteve na Casa da Juventude, onde foi realizado o feirão, para conversar com os candidatos e representantes das empresas. “Estamos trabalhando muito na nossa gestão e temos feito tudo possível e imaginável para gerar emprego na nossa cidade. Ao mesmo tempo, também estamos buscando trazer para nossa população oportunidades de capacitações em todas as áreas”, comentou.
De acordo com Thyago Santos Abraão Reis, secretário de Desenvolvimento Econômico, a intenção é realizar feirões periódicos, a cada três meses. “A função o poder público é fazer essa junção, o estreitamento entre as empresas que procuram colaboradores para expandir seus negócios e as pessoas que precisam de recolocação no mercado de trabalho. Nossa intenção é de realizar novos feirões a cada três meses”, comentou.
Supervisor do PAT, José Carlos Ramos Junior, falou da importância do feirão. Ele destacou que além das vagas do PAT, também estavam disponíveis 600 vagas temporárias para a Festa do Peão. “É muito importante termos esta oportunidade de concentrar em um só local este grande volume de empresas e o PAT, parceiro da prefeitura, está sempre junto nessa busca de integrar quem está querendo trabalhar e quem está procurando pessoas para serem contratadas”, disse.
Com 16 anos, Ana Elisa Pereira Macedo foi uma das várias jovens presentes no Feirão. Ela deixou seu currículo em busca do primeiro emprego. “Minhas expectativas estão grandes para conseguir meu primeiro emprego em alguma área. Espero que eu consiga. Essa estrutura montada foi muito boa. Gostei bastante”, contou.
Estudante de fisioterapia, Paola Maia Maciel, de 21 anos, também estava em busca de trabalho ou estágio. “Já entreguei currículo em todas, se alguma me chamar já é lucro”, contou. Ela aprovou a estrutura montada pela prefeitura. “Acho muito importante, porque tem muita gente precisando de verdade”, completou.
Além das vagas de emprego, formais e temporárias, também estavam disponíveis 50 vagas de estágio e 16 para jovens aprendizes, em diversas áreas. É o que conta a consultora do CIEE, Laura Martins. “Temos vagas de estágio a partir dos 16 anos para ensino médio, técnico e superior e vagas para jovem aprendiz, dos 14 aos 24 anos incompletos. A procura esta alta e estamos captando currículos e fazendo os cadastros para iniciar este encaminhamento de vagas o quanto antes. O empenho deles está bem bacana”, contou.